sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CURIOSIDADES QUÍMICAS

A seguir estão listados alguns links de fatos interessantes desta ciência encantadora:

Os estudantes de ciência já devem ter percebido que muitas equações, unidades, constantes, reações químicas ou instrumentos de laboratório levam o nome do cientista responsável pela descoberta ou invenção. Nesta edição do e-museu, o QMCWEB faz um resumo com os nomes mais famosos na ciência.

Após ter escapado duas vezes da morte em acidentes no laboratório, e já parcialmente cego, Robert Bunsen, um dos pioneiros da espectroscopia química, morreu, há 102 anos. Para o mundo, ele deixou todo o legado de seu trabalho, muito mais do que o bico de bunsen - peça onipresente em todos os laboratórios de química geral.
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/historia/historia_bunsen.html

A Química dos Cabelos

Mal começa o dia e já tentamos arrumá-los, diante do espelho. Uns o querem mais lisos, outros, mais cacheados. Muitos, ainda, lutam para não perdê-los. O QMCWEB desta semana fala sobre o cabelo, a moldura de nosso rosto. Do que é feito, como interage com os xampus e com os condicionadores, de que maneira ele pode ser moldado, colorido e alisado pela adição de alguns compostos químicos.
Como se faz o cabelo "Permanente" ?
Como o cabelo pode ser colorido?

Como agem os xampus e condicionadores?
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/cabelo.html

Como surgiram os nomes comuns para os compostos orgânicos?

Os químicos orgânicos têm se esforçado, há décadas, para organizar e sistematizar os nomes das inúmeras substâncias químicas. Todos os compostos têm o seu nome sistemático definido pela IUPAC, e esta nomenclatura é adotada no mundo inteiro. Entretanto, poucos podem associar, de imediato, os nomes etenilbenzeno e ácido (S)-2-amino-3-mercaptopropanóico com os respectivos nomes comuns destas substâncias: estireno, um importante monômero para as indústrias poliméricas, e a cisteína, um dos amino ácidos que compõe nossas proteínas.

De onde vêm os nomes comuns?
Quais são as suas origens?

















A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo. Gostamos tanto, que uma de nossas refeições diárias foi nominada em sua homenagem (café-da-manhã). Esta droga pode ser encontrada no café, chá, chimarrão, refrigerantes e no chocolate. A grande maioria dos brasileiros adultos consomem doses diárias de cafeína superiores a 300 mg, e muitos são viciados. Você já se perguntou o que torna a cafeína tão popular? Por que milhões de pessoas usam esta droga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário